segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Minhas escolhas pra 2011

recebi uma mensagem otimista de uma amiga de feliz ano novo, que falava assim:
"Ainda seremos fruto das escolhas que fizemos durante a vida. Ainda seremos as mesmas pessoas que fomos este ano... A diferença, a sutil diferença, é que quando o relógio nos avisar que é meia-noite, do dia 31 de dezembro de 2010,  teremos um ano INTEIRO pela frente!

Um ano novinho em folha!
Como uma página de papel em branco, esperando pelo que iremos escrever. Um ano para começarmos o que ainda não tivemos força de vontade, coragem ou fé... Um ano para perdoarmos um erro, um ano para sermos perdoados dos nossos... 365 dias para fazermos o que quisermos... Sempre há uma escolha."


então, minha história ecoa isso assim - eis aí minhas escolhas pra 2011: 

Nossas escolhas são determinadas pelas escolhas feitas antes de existirmos nesse planeta, nesse país, nessa região, nessa cidade, na nossa família, e pelas pessoas que teceram e tecem a gente pra que a gente possa escolher de determinadas maneiras e não de outras... 

eu escolho ser rico, ser próspero, ser bonito, ser sexy, ser elegante, ser amável, ser amoroso, ser amante, ser engraçado, ser paciente, ser perseverante, ser perdoador, mas isso é sempre uma escolha relativizada por outras escolhas que me determinam, que me comprimem, que me obrigam a ir para um outro querer, muitas vezes mais forte do que eu.. 

Acho que é preciso escolher no começo da manhã. Reescolher no começo da tarde e voltar a escolher antes de dormir. É preciso reescolher no dia do aniversário, no dia do amigo, no aniversário daqueles que a gente amou, daqueles que a gente ama e daqueles que a gente quer amar. Reescolher no dia do natal, quando a família (aqueles que, já disseram por aí, se protegem publicamente e se atacam em particular) se reúne. Reescolher no Ano Novo...

..pra que um dia essas escolhas pelo bem, pelo bom, pelo melhor, pela Vida, pela alegria, pelo Amor, pela Paz sejam escolhas eternas, porque elas se fazem escolhas a cada instante e pra que ganhem o poder de voltar atrás, quando elas degringolam pro que é antônimo delas. 


Acabo agora. Preciso rever a lista acima... já me esqueci das minhas escolhas! 


p.s.: quero me cercar de gente boa, que não tem medo de olhar pra própria vida, que reconhece sua dimensão humana, que tem amor à franqueza, e, portanto, não se vendo melhor do que ninguém, odeia escrutinar a vida alheia, ainda que com ares de piedade e de santidade. Gente que faz aos outros o que deseja que lhe façam. Que fala sobre os outros o que deseja que falem sobre si; que pensa dos outros o que deseja que pensem de si. Ou que pelo menos se dispõe a aprender. Gente que expõe dos outros o que gostaria que os outros expusessem de si. Gente que protege os amigos, que cuida deles, que zela pela amizade, doa o que doer, aconteça o que acontecer. E você sabe de quem e sobre o quê estou falando...


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
resoluções de 2009 para 2010: (escrito em 13/01/10)


- consegui a bolsa de estudo e estou na UCLA, em Los Angeles;
- ainda to tentando = ter mais momentos específicos de encontro exclusivo com o Eterno;
- beijar mais! namorar pra valer... = continuo tentando...
- conseguir dirimir as pequenas coisas emperradas do cotidiano com mais energia: organizar papéis, resolver pendências relacionadas à vida ordinária, adquirir alguns bens duráveis... = avancei um tanto, mas isso vai ser pra toda a vida e tem muita a ver com estruturas psicologicas dificeis de mover...
- gastar menos do que ganho = vivendo aqui nos EUA isso eh um novo desafio! q Deus me ajude!
- malhar e aumentar a resistência física = melhorei a resistencia, diminuindo acucar, sal e lactose, mas ainda tah dificil me disciplinar nos exercicios fisicos;
- melhorar o domínio oral e escritos das línguas que falo = o bom de morar nos EUA eh poder praticar muito o... espanhol... mas o ingles ta avancando mais rapido...
- escrever pelo menos 100 palavras por dia relacionadas à minha tese e escrever o artigo de qualificação = to aqui pra isso. Moro a 3 quadras da praia de Venice Beach: oh dificuldade pra evitar o mar, o burburinho e a diversao!
- finalizar os projetos audiovisuais em que estou envolvido; faltam dois... faltam dois...
- publicar os textos escritos = nem tentei nada... quem sabe esse ano!

 METAS PARA 2011
                                                     "'Ó Deus, abençoa-me e dá-me muitas terras. Fica comigo e livra-me de qualquer coisa que possa me causar dor.' E Deus atendeu a sua oração." (1 Crônicas 4:10)

COLOCAR VIDA EM ORDEM: resolver pendências afetivas, intelectuais, artísticas, financeiras;

PROJETOS
(espirituais; afetivos; relacionais; comunitários; familiares; profissionais; artísticos;  educacionais; financeiros e políticos)

A- escrever artigo de qualificação até março de 2011;
A- fazer qualificação da tese até abril de 2011;
A- defender a tese de doutorado até junho/2011;
A- publicar 4 artigos científicos até dezembro/2011: transformar capítulos da tese em artigos até julho/2011; rever artigos escritos pra disciplinas na unicamp a partir de setembro/2011; liderar tradução da S.T. até dezembro/2012;
A- morar em Manaus a partir de agosto/2011; financiar apto. até dez/2011;
A- estudar e escrever sobre auto-estima e organização pessoal até 31/12/2011;
A- rever semanalmente papéis, orçamento, agendas, arquivos de computador até 31/12/2012, separando as 2as feiras pra planejamento, organização pessoal; (10h semanais)
;
A- relaxamento, meditação e atividade física: pintar, desenhar, orar, nadar, bicicletear, fazer yoga, ler a bíblia (1h30min diária); reunir grupo evangélico inclusivo, ABU e EPJ: orar e planejar documentário e estratégias pra discussão equilibrada de propostas para e APL; 3h semanais. (até julho/2011);
A- economizar 25% do salário; doar 15%; 


B- fazer curso intensivo de edição não-linear no SENAC até julho/2011; 3 semanas;
B- pedir pra alguém ler/editar contos e poemas até junho/2011 (Rafael? Bruno? João? Andrey?); e enviar para editoras até julho de 2011;
B- estudar e dominar bem a câmera fotográfica até 31/12/2011;
B - estruturar grupo de estudo em direção cinematográfica, planejamento estratégico do CINEFUSÃO e da A.M.; 4h semanais;

B- tirar DRT de ator, diretor e roteirista até dezembro de 2011;
B- fundar "V.A": estatuto, assembléia, diretoria até agosto/2011;

B- ajudar a organizar encontro de ex-colegas da ETFAm: até novembro/2011;
B - ajudar a criar curso de graduação em audiovisual no Amazonas, até dezembro/2012;
B - ajudar a promover excelência de ensino e avaliação na UFAM: curso em EAD de técnicas de ensino(até dez/2013); fórum de avaliação contínua de professores, funcionários, estudantes (até dez/2012); convênio da UFAM com UC's até dez/2011; adaptar algumas estruturas vistas na UCLA na UFAM (fórum com Depto. Psicologia/Educação/Medicina Preventiva); 
B - frequentar assembléias do PSOL e do PSB e decidir filiação partidária: julho/2012;

C- terminar "Travessias", até julho de 2011; e "Gays, graças a Deus?", até dezembro de 2011; formatar projeto do "Morto de Vergonha", até dez/2011; dirigir "Celson Melo", até dezembro/2012; escrever longa "Davi & Jônatas" até dez/2012;
C- fazer marcadores de livros até junho de 2011;
C- estudar inglês: gramática, expressões idiomáticas, assistir a filmes sem legenda até 31/12/2012, dedicar 3h semanais pra isso;
C- escrever contos, poemas, roteiros, peças, projetos de filmes (4h semanais);
C- voltar a fazer terapia até agosto/2011; entender/resolver dificuldade em assumir e estar numa relação afetiva;
C- me tornar P. até 2015: C. em Sampa até março de 2011; estudar Real, Simbólico e Imaginário em Lacan até julho de 2011; (2h semanais);
C-
perder 3kg, diminuir barriga: fazer dieta de carboidratos; evitar açucares e retenção de líquidos; até julho de 2011; 120 abdominais diários;



Sem comentários:

Enviar um comentário