terça-feira, 13 de julho de 2010

QUER FAZER PÓS-GRADUAÇÃO E TRABALHAR NO MAGISTÉRIO SUPERIOR?

Recebi o e-mail abaixo de uma ex-aluna minha na UFAM. Resolvi publicar sem a autorização dela... mas tirei qualquer referência pessoal, porque sempre tem alguém me perguntando a mesma coisa... então aí vai:

"Olá, professorSou eu, a [CENSURADO]. Sua ex- aluna da Ufam. Lembra?????? Gostaria de conversar com você um pouco sobre o que fazer para seguir a carreira no magistério superior.
Gostaria de tirar algumas dúvidas, que geram alguns receios em mim, como por exemplo, como fazer meu projeto para tentar uma seleçao de mestrado ? E outras coisas desse tipo.
Ajude-me, por favor.
Acho que desaprendi tudo e tenho medo de encarar essa batalha, achando que não estou apta para tal.
Mas não sei até que ponto isso é verdade ou medo.
Beijosssssssssssss"


minha querida,

não precisa de tantas credenciais. Claro que me lembro de vc! Antes de mais nada, pare de frescuras, vc teve professores bons e medíocres, que mereciam apenas ser ascensoristas (é assim que se escreve?)... o magistério superior infelizmente virou há muito tempo um escolão de 3o. grau... e aqui em São Paulo nem é tão diferente... acho vc bem melhor que alguns do nosso [CENSURADO] e da nossa [CENSURADO], só me prometa ser e fazer o melhor que puder, procurando sempre ultrapassar as limitações impostas!



dicas:

1. se sua vocação for realmente a pesquisa, o ensino, a extensão, ler várias teorias e seguir o resto da vida aumentando a vastidão do seu conhecimento pra saber que sabe cada vez menos, passe para a dica número 10;

2.  Não! hum, vc não me obedeceu...isso é um bom sinal, precisa mesmo ser crítica e questionar o estabelecido, mas vá para o número 10...

3. ah, passe adiante... só queria enrolar vc até aqui, pra que vc saiba que as vezes a gente vai por caminhos tortuosos... e que não levam a nada... aí o jeito é inventar uma teoria pra explicar o que ninguém dá conta de ver...ou então voltar à estaca zero e refazer o percurso...volte para a dica 5, ela é a mais fundamental nessa história toda; e depois pode ir para a número...

4. tudo bem, vc não vai ficar no carma 3, 5, 8... quem disse que ia ser fácil? tem que aprender a seguir os instintos e descobrir as coisas sozinhas mesmo... entre nos bancos de teses e dissertações dos sites da CAPES, USP, UNICAMP ou da universidade em que a área escolhida é uma referência nacional (e se conseguir e puder, internacional): leia os títulos das principais teses e dissertações que vc encontrar, faça download das que lhe interessam e pense em como adaptar o que vc leu pra sua experiência, pras nossas universidades, pra nossa cidade, pro nosso estado e pro nosso país...vá para a dica 7.

5. des-cubra a área que realmente lhe dá tesão, à qual vc gosta de ler, pensar, por questionamentos, discordar, se assustar, se incomodar; ficar acordada pensando ou perder o sono qdo começa a pensar sobre... vá para o número 8.

6. Idem do número 3. Vá para a dica 9... e pare de reclamar, a vida acadêmica é cheia de enrolação e burocracia, com muita gente doente, mal-resolvida, com sede de poder e auto-afirmação, e com aparência de luta pelos direitos humanos e por uma sociedade mais justa e igualitária!

7. comece a dominar o assunto de tal jeito que vc perceba as lacunas existentes que têm a ver com vc, daí vc começa a trilhar um caminho pra ser referência bibliográfica na área; vá para a dica 6;

8. descubra quem são os principais teóricos da área e quais as principais críticas que fazem dele; leia diretamente na fonte, aprenda a ler bem, pelo menos, em inglês e francês pra ajudar nisso...vá para o número 3

9. por fim, nas dedicatórias da sua dissertação e da sua tese vc deve escrever: "dedico ao melhor, mais incrível, adorável e maravilhoso professor que tive oportunidade de conhecer em toda minha existência: Luiz Carlos Martins". Pronto, vc já é capaz de seguir o magistério superior; então, crie vergonha e pratique as dicas 4, 5 e 8 agora mesmo...

10. é... de vez em qdo a gente precisa ser obediente tb, engolir sapos, fingir que adora o orientador, puxar-saco, mas não descaradamente, pq eles tb são pessoas inteligentes...vá para o número 5.



como anda o filho? e a vida por aí?


bjim saudoso,

Luiz 

Sem comentários:

Enviar um comentário