sábado, 9 de fevereiro de 2013

O Logos de Deus, Jesus Cristo

No princípio era o Logos, a Fala/Palavra, o Pensamento/Idéia, a Realidade/Ser. No princípio era a palavra racional do conhecimento do real, era o discurso (o argumento, a prova), o pensamento (o raciocínio, a demonstração), a realidade (os nexos e as ligações, universais e necessários, entre os seres). No princípio era a Narrativa, era o Diálogo, era a Intenção e a Interação.

No princípio era a Palavra-Pensamento compartilhável. No princípio era a Linguagem-Discurso, o Pensamento-Conhecimento. No princípio era o Logos, O que obedece às regras e as quebra, O que estabelece as normas e as rompe. No princípio era a Mudança e a Contradição. O Ser-Pensamento e Linguagem verdadeiros. No princípio era a identidade do Ser Imutável, O que move e congrega o pensamento e a fala. 

No princípio era a Consciência, era a Racionalidade. No princípio era O que é inapreensível e se deixa apreender para se mostrar inapreensível. No princípio era a Razão, a capacidade de racionalização individual. No princípio era o princípio cósmico da Ordem e da Beleza. No princípio era a Arte. No princípio era o Corpo Significante que carrega e incorpora o Inapreensível. No princípio era a Energia cheia de significado e propósito, que conecta a todas as coisas. No princípio era o Motivo de todas as coisas, a Causa de tudo.  No princípio era O que produz sentido. 

"... E o  Logos se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, (...) cheio de graça e de verdade"...


"No princípio era o Logos, e o Logos está com o Eterno, e o Logos é o Eterno" (εν αρχη ην ο λογος και ο λογος ην προς τον θεον και θεος ην ο λογος). "(...) Tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada foi feito. Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens. (...) E o  Logos se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, (...) cheio de graça e de verdade", João 1:1-14

"‘Pois nEle vivemos, nos movemos e existimos’", Atos 17:28

Sem comentários:

Enviar um comentário