Refinarias de Enriquecimento de Desejos



queridos, 

estou querendo ver se há alguma possibilidade prática de fundar uma teoria quântica do discurso. E me pergunto, pensando na leitura de cada um de vcs sobre a própria vida e sobre os movimentos sociais, as revoltas sociais, as manifestações coletivas, os acontecimentos, os "cala a boca, Galvão", as eleições dos políticos, a história de indivíduos, as obras artísticas significativas, enfim, a re-produção da vida, o que energiza? o que combustiona? de que ordem são as "ligas" que contraem, que congregam as materialidades, as forças materiais?      

Na produção social e individual da vida, cada um de nós contraímos relações de produção independentes de nossas vontades. Existem condições econômicas de produção social e individual da vida e existe(m) outra(s) ordem(ns) de condições que não seriam diretamente econômicas, mas que se dão em relação desigual de aliança-subordinação-contradição-e-ou-apagamento com essas tais condições econômicas.

Estou convencido de que como somos matéria-energia, existiria sim a possibilidade de olhar pras forças produtivas e as relações de produção de determinada formação social em determinadas condições de produção da nossa história e conseguir dar conta de pelo menos boa parte das regras de funcionamento do desejo nesses momentos históricos. 

Como já escrevi antes, sigo e entendo o Luiz Bicalho explicando a teoria da relatividade: "a massa (matéria) e energia são a mesma coisa, em formas diferentes, sendo que a transformação se faz através da fórmula E=mc2. Em termos simples, a Energia que uma pequena quantidade de matéria produz é igual à massa (comumente chamada de peso na linguagem coloquial) vezes a velocidade da luz ao quadrado. Como a velocidade da luz é muito grande (300 mil km/s) isso implica que uma massa muito pequena produz muita energia se for totalmente transformada em energia".

Daí, minha questão pra vcs, quais seriam então os elementos que compõem isso que é a "velocidade da luz ao quadrado" em determinado momento da história? neste nosso momento, por exemplo, nas nossas vidas e nas nossas sociedades?

Energia= massa x velocidade da luz(2)

velocidade da luz = quais desejos? quais as "ligas"? é possível conhecê-las? determiná-las? re-produzi-las? seria prazer? sexo? afeto? alegria? brincadeira? poder? fama? in-justiça? amor? ódio? isso que etiquetamos, quem elaborou a etiqueta? 

O que vocês acham? podemos construir um conhecimento coletivo sobre nós mesmos?  Responda publicamente no meu blog ou me mande por email se preferir...

Obrigado,

Luiz

Sem comentários:

Enviar um comentário