sexta-feira, 9 de setembro de 2011

é possível ser gay e evangélico? ainda propostas para um diálogo entre um leproso e um sacerdote

ele escreveu:

Já sabemos que quando se parte do pressuposto do qual você parte quando afirma que; "que a Bíblia não é a Palavra de Deus. Só Jesus é a Palavra de Deus" nenhuma vida como discípulo de Cristo é possível....

... se a Bíblia não é Palavra de Deus não percamos tempo com ela, nem com o que ela fala a respeito dos seres humanos ou de Deus...

Se existe outra forma de se relacionar direto com a Jesus sem a intermidação da Palavra do Espírito Santo (Revelada, registrada de forma Inspirada) e o Espirito Santo da Palavra, (que nos ilumina para entendê-la), fora do contexto do Corpo de Cristo que é a Igreja que lê comprometida com a obediência, deixemos a Biblia na prateleira. Agora eu fico surpreso com esta tipo de raciocínio teológico que se baseia na bíblia para suspeitar dela mesmo e que não suspeita de sua propria elaboração teologica. Isso é o mesmo que tentar me persuadir (olhe bem o verbo que estou utilizando) a não usar a minha mente. Então o sujeito que me convencer, usando a mente dele que eu não devo usar a minha! E isso tem cabimento? Estamos deixando de ser pre modernos para ser pos modernos sem nunca termos sido modernos.

caro Ziel,

Parto do pressuposto que toda a escritura é útil para o ensino, para a correção, mas ela não deve estar no lugar que é só de Jesus Cristo. Como terá sido possível a vida cristã de milhares de cristãos antes da imprensa de Gutemberg? e antes de Lutero? A Bíblia é soprada, como nós o somos, imperfeita e incompletamente.

Com todo o respeito e admiração que tenho por vc, tb acho que vc distorceu o meu argumento e não tocou no assunto principal dele ao fazer sua comparação de usar e não usar a mente. Mas seu argumento se aplica exatamente a esse tipo de situação ao se condenar os gays ao limbo da exclusão social, da participação ativa nas igrejas e ao camuflamento: os líderes e donos da interpretação majoritária filtram o que é conivente pra se manter as hipocrisias, e mentiras acalentadas, e usam o que lhes apetece pra excluirem “os estrangeiros”.

Meu ponto é esse: mandam os gays suprimirem sua sexualidade se quiserem "seguir a Cristo", mas não exigem o mesmo de heterossexuais.

O que escrevi no blog e o que defendo é que se vc absolutiza a Bíblia como revelação, absolutize tudo, até a última letra, e absolutize somente nos sentidos literais e exclusivamente nas línguas em que foi escrita, porque toda e qualquer tradução é deturpação.

Não acho incoerente usar a Bíblia pra relativizar a adoração da bíblia... acho incoerente filtrar o que se quer, incoerentemente, e condenar quem em sua incoerência não vive os valores que alguns estabeleceram pra todos.

Nenhuma igreja que impede um gay de viver sua sexualidade, vive os padrões bíblicos mínimos. NENHUMA. Ou que comunidade nesse planeta ama a Deus sobre todas as coisas, com todo entendimento, coração, alma e força, e ao próximo como a si mesma? Nunca vi isso na minha vida!

Sejamos honestos: a começar pela divisão, arrogância e hierarquias que afetam a todos nós e em todos os lugares, é muito mais relação de poder que relação de amor. E nem por isso Deus deixa de nos amar e se revelar às igrejas. Por que deixaria de fazer isso com um gay? Sou gay e sou discípulo de Cristo. Sofri muito com esses posicionamentos fundamentalistas. Quis me matar, me joguei pra morrer, pedi pra morrer, fiz de tudo pra ser “liberto” e “deus” não ouviu minha oração, graças a Deus. Hoje tenho paz diante do meu Deus e nunca mais vou permitir que ALGUEM me impeça de estar inteiro, nu, em verdade, na presença do MEU DEUS. E vou viver o resto da minha vida pra dizer pra pessoas que vivem os mesmos dramas que vivi, que elas podem sim manter uma relação com Cristo saudável e buscarem viver em paz com sua determinação sexual.

Volto a dizer, se a heteressexualidade "não tem conserto nem nunca terá, não tem juízo", porque a homossexualidade teria? se, como diz a bíblia, um heterossexual não pode conter sua heterossexualidade, porque um homossexual conteria? a igreja, diferente de Jesus Cristo qdo aqui estava, não tem moral nem poder pra dizer pra alguém: vai e não peques mais. Pessoalmente, acho que Deus não divide sua glória com gente dividida e que preza mais o poder que o amor.

a literatura universal não é a Palavra de Deus, o cinema não é, a MPB não é, a poesia não é... nem por isso deixam de revelar o Nosso Deus e revelar a condição humana, nem por isso merecem ser descartadas como coisas de, em tuas palavras, "perdas de tempo". Qual é a igreja que lê a Bíblia comprometida com sua obediência? Todas estão comprometidas com o que é conivente. Apontam para o cisco no olho dos de fora, e esquecem a trave no seu próprio olho... A mesma bíblia foi usada para marginalizar e excluir mulheres, negros, índios.

Quando se trata de aceitar a determinação sexual, colocam um fardo sobre os gays que NENHUM pastor ou padre é capaz de carregar.

Deixemos de hipocrisia: em vez de condenar gays a serem infelizes, viciados em culpa, a se casarem e fazerem mulheres infelizes, tratemos com verdade, com saúde, com equilíbrio e com discernimento, acima de falsos moralismos e conivências

Deus é surpreendente, não se amolda às nossas expectativas e trata cada um de nós individualmente, e Ele mesmo relativiza as fôrmas e fórmulas. A vida de Jesus mostrou isso. Que vcs, líderes evangélicos, façam isso tb com aqueles gays que são continuamente torturados dentro das igrejas...meu abraço carinhoso e na expectativa que a Igreja brasileira aprenda a ouvir o clamor dos órfãos, das viúvas e dos leprosos deste século.

4 comentários:

  1. Não sou membro de denominação eclesiástica. Já fui, há séculos, presbiteriano. Estou, portanto, fora do contexto e tenho pouco contato com a igreja evangélica. Esta foi a primeira vez que li alguém se identificar como evangélico e gay. Confesso que admiro tua coragem e me solidarizo com a tua situação. Não sei o que dizer... não tenho conselho, dica, mensagem, ensino pra vc. Posso dizer que só consigo imaginar o que se passa com vc... não deve ser fácil!!! Que Deus lhe dê sabedoria, coragem, amor e paz para viver o Evangelho de forma sincera e responsável perante Ele e os homens. Abraços

    ResponderEliminar
  2. Hehe, e eu achando angustiante a discussão de ontem lá na faculdade era sobre Jesus ter feito vinho ou suco de uva, pois o senhor não farinha vinho pq a igreja não permite ingerir álcool, ou se naquela época podia, mas a bíblia já dizia antes que não podia e.....

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela coragem e pelo posicionamento coerente.

    ResponderEliminar
  4. Olá, primeiramente parabéns pelo post, ou bem mais que isso!. Tenho 22 anos e sou a 2 anos assumido perante minha familia, minha primeira experiencia foi aos 17 anos, com meu primeiro amor, antes havia namorado meninas, algumas vezes por status, outras pra não ficar excluido da roda de amigos, mas nunca foi um amor, coisas de criança,talvez atos e atitudes que tomamos baseadas a sociedade que te empurra a padrões de comportamento.
    Sou evangélico desde pequeno, tenho pastores na família, e recentemente pedi para ser batizado, e a resposta foi " ja morreu para si mesmo? " como 99,9% dos evangélicos que condenam o homossexualismo minha familia também o faz. Me respeitam, mas acham que eu deveria entrar em uma luta espiritual e combater isso, coisa que eu ja tentei fazer antes mesmo de me relacionar com alguem do mesmo sexo que eu, ainda quando era pequeno e ja me sentia diferente e sendo alvo de bullyng na escola, queria mudar, não entendia qual era meu problema, e achava pecado, me odiei por muito tempo. Enquanto me descobria entre os 16 e 17 anos me afastei um pouco de Deus, mas senti falta, e tive que encarar essa pergunta; ser evangélico e ser gay? sim, mas como fazer isso?
    Já havia lido um texto gigante sobre esse contexto e a tradução da bíblia que me confortou um pouco, e agora esse texto, que me ajudou bastante, obrigado e parabéns pela postura. Acredito em um Deus que cura e transforma sim, mas esse mesmo Deus me fez assim, e me ama, e se faz tão presente em minha vida, Jesus é maravilhoso. Além do fato de que homossexualidade não é doença,

    ResponderEliminar