segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

questões para descobrir talentos e aptidões

adaptado do texto da Angelica Kernchen

- o que faço com paixão, o que me dá prazer em fazer?
- quais são meus sentimentos, pensamentos e comportamentos frequentes, que podem ser utilizados de forma produtiva?
- quais meus potenciais? O que sei fazer de melhor que outras pessoas elogiam? o que faço bem e o que me distingue de outros seres humanos, como qualidades e características minhas e de poucas pessoas que conheço?
- o que faço melhor do que outros fariam?
- quais meus dons especiais? O que me caracteriza: empatia, proatividade, espírito de competição? o que tenho/faço/como reajo e que é difícil de aprender?
- Quais minhas áreas de interesse, competências, e qual é meu projeto de carreira e de vida?
- quais minhas aptidões? quais minhas capacidades naturais e quais as adquiridas para realizar determinadas atividades? - o que em mim é natural e o que pode ser adquirido? quais meus conhecimentos, habilidades e experiências necessárias para a realização de determinadas tarefas?
- quais leituras, programas, filmes, disciplinas e áreas com os quais mais me identifico? que me dão mais prazer e me energizam?

dom = talento nato: "todo mundo tem um talento, basta a pessoa descobrir o que sabe fazer melhor que os outros"; "talento é, em si, potencial para desempenho. Ou seja, qualquer pessoa pode desenvolver determinados potenciais e aplicá-los de forma produtiva". Que potencial possuo que, quando é aplicado, se transforma em excelência?

- quais os objetivos a serem alcançados? quais são as minhas possíveis contribuições?
- que estratégia adotar? quais são os conhecimentos, habilidades e experiências necessários?
- com quem e como eu devo me relacionar para alcançar um bom resultado?

“Aproveitar uma capacidade natural permite chegar a um desempenho diferenciado. Num ambiente de trabalho, ao evidenciar seus talentos, bem como os talentos dos outros membros da equipe, pode-se trabalhar a complementaridade e aumentar a eficácia e produtividade, promovendo o engajamento e aproveitando o que cada um tem de melhor”,

"talentos podem ser desenvolvidos. Uma pessoa pode se tornar excelente em algo, mesmo que não seja algo natural dele"
-  observar, nas atividades diárias e rotina de trabalho, os seguintes aspectos de manifestação de talentos:
1- Me sinto atraído por quais atividades?
2- quais são as atividades que, ao realizá-las, não sinto o tempo passar e as coisas fluem?
3- Quais as atividades que, quando as concluo, fico energizado e não vejo a hora de voltar a fazer?
 
autoconsciência: não é se comparar com os outros, mas ter autocrítica:
- como está minha carreira de acordo com o que estava três anos atrás? estou conseguindo evoluir? estou conseguindo crescer?
- quais são os meus Pontos Fortes? qual é a soma de talentos, conhecimentos, habilidades e experiências que tenho? O que é natural em mim e e o que foi aprendido? o que pode ser aprendido e o que não pode em mim? como posso potencializar os pontos fortes?

“Potencializo um ponto forte quando, ao utilizar talentos, conhecimentos, habilidades e experiências, consigo alocá-lo numa posição certa. Também quando adquiro mais conhecimentos e habilidades que me permitam fazer melhor uso dos meus talentos. Por exemplo: espírito de competição é um talento. Se somo ele a conhecimentos do mercado, habilidades de negociação e experiência no setor específico, transformo esse conjunto em um ponto forte, que com certeza terá impacto positivo no desempenho”.

"trabalhar mais ainda os pontos fortes individuais resultaria em maior ganho, pois é exatamente aí que um profissional conseguiria destaque"
- como posso dar ênfase ao que tenho de melhor? "buscar autodesenvolvimento e aperfeiçoar o que já se tem como ponto forte"
- Conhecer meus talentos
- Identificar de que conhecimentos, habilidades e experiências preciso
- como profissionais, na mesma posição que eu, se tornam úteis e excelentes?
- como posso redesenhar a minha posição de forma a poder manifestar esses Talentos com todo meu potencial?


o que disseram de mim?
- várias qualidades e talentos;
- fala e escreve muito bem; capaz de emocionar as pessoas através da palavra; línguas; direção de projetos artísticos envolvendo encenação - com e sem câmeras; Os outros estão nas artes, nas palavras, no que escreves e desenhas!
- sensivel à dor e ao sofrimento alheio, sendo solidário; Você é presente mas sabe dar  espaço aos amigos para crescer e amadurecer; fazeres presente, estares disponível a ajudar teus amigos.
- é bem-humorado, sabe rir de si próprio e junto com os outros.
- É leal, compreensivo e carinhoso.
-  faz acontecer sob quaisquer circunstäncias;
- visão religiosa da existência;

Sem comentários:

Enviar um comentário