sábado, 30 de abril de 2011

Resposta a um evangélico: ainda sobre a homossexualidade e a bíblia

Resposta a um evangélico:

Um amigo meu me escreveu defendendo ainda a perspectiva evangélica da Bíblia e da homossexualidade... o google pode responder a muitas questões, mas vamos a algumas delas:  

Os textos bíblicos condenando a homossexualidade na verdade tratam é da condenação de uma bissexualidade depravada e promíscua e da prostituição cultual.. Um dos "equívocos" é traduzir sodomia como homossexualidade, qdo na verdade se trata de estupro, de coação, de abuso, de tratar mal os forasteiros, de falta de hospitalidade... 

como escrevi pra outro amigo, a gente taí pra deslocar os sentidos, não é mesmo? é pra isso a poesia no mundo! 

Onde está escrito que a Bíblia é a Palavra de Deus? equívoco dos evangélicos.. não confunda as Escrituras com a Palavra de Deus que é Jesus Cristo. E só Ele! não endeuse e não obedeça o que não é Jesus Cristo e o que não é seu Espírito! Como afirmou o Caio Fabio:


"Ora, quando Jesus não é a Palavra de Deus Encarnada, completa, explicada, aplicada e interpretada pelos Seus atos e modos de ser — mas apenas o “centro” da Bíblia [sendo a Bíblia a totalidade], o que se estabelece é isto: (...) Ora, é que os evangélicos, por exemplo, não se satisfazem com Jesus apenas; pois, em Jesus apenas, não há amparo para todos os preconceitos e ações de natureza 'Islâmica' [no pior sentido] que eles [certos crentes] gostariam de perpetrar como forma de poder e controle sobre os 'pecadores'”.
Veja você as traduções equivocadas que fazem as igrejas ditas "cristãs" impedirem de gays se aproximarem e viverem uma relação afetiva e de intimidade com o Deus Eterno - aliás, pouquíssimos evangélicos que conheço têm essa relação afetiva íntima. A relação de muitos evangélicos com Deus é cheia de medo e de culpa, é um fardo pesado, e um jugo duro, sem descanço para a alma, o que não tem nada a ver com o verdadeiro Evangelho.

Você fala de astúcia de grupos homossexuais de imporem e tentarem induzir as crianças a serem homossexuais, e esquece que, pior do que fazer as pessoas entenderem que na natureza animal e entre humanos a homossexualidade é uma condição que precisa ser aceita, está o bullying, o sofrimento, o suicídio, o amordaçamento e tortura de crianças e adolescentes gays. 

imagem retirada do filme brasileiro “Do Começo Ao Fim”, do diretor Aluízio Abranches.



É hipocrisia dizer que alguém vai se tornar homossexual por aceitar conviver com a homossexualidade. Se fosse assim, não existiriam homossexuais. O desejo não pega, não "contamina", "infelizmente", mesmo que padres e pastores tentem impor a heterossexualidade e obriguem gays a se casarem heterossexualmente. E numa sociedade heterossexista e machista isso é mais verdade que nunca. 

Quanto aos falsos mestres, eles já se instalaram há muito tempo, meu caro, nos tronos das igrejas. E mesmo assim, Deus se revela para os que dizem ser "evangélicos puros", ou você acha que João 17 é só um faz de conta que Jesus desejou pros seus discípulos? a igreja está dividida, cheia de hierarquias, brigas por cargos, por poder, por influência, por coopção de militantes, centralizada nas mãos de uns poucos, normalmente bem puxa-sacos, impedindo os cristãos de exercerem seus dons, suas vocações e chamados, - principalmente se eles forem "gays".

Obrigar gays a suprimir seu desejo sexual é hipocrisia, é colocar um fardo pesado que nenhum pastor é capaz de carregar e, sequer, capaz de ajudar a carregar:  desejo não tem cura, é charlatanice prometer cura. Se tivesse, o celibato seria regra e nunca uma desconhecidíssima excessão dentro das igrejas evangélicas - aliás, os "crentes" ridicularizam esse mandamento de Paulo!

Bom seria que todos vivêssemos o "ideal" da criação divina, como dizem os crentes sobre o casal heteressexual, mas nenhum partido cristão - que costumamos hipocritamente chamar de igreja - é capaz de viver o evangelho ideal, porque isso acabaria com as castas, as brigas de poder, a coopção de militantes e toda sorte de mentiras e hipocrisias que nos cegam e nos fazem pensar que existe alguma superioridade moral evangélica que precisa ser defendida e imposta pruma sociedade laica, inclusive com campanhas políticas...

Jesus não chamou a igreja pra impor uma moral, mas pra servir e ser a manifestação de quem ele foi: andou com prostitutas, corruptos, ladrões, traidores, indigentes; confrontou os poderosos e fez distribuição de alegria e saúde. Pra pouquíssimos Ele, com o poder libertador que tinha em suas palavras, disse: vai e não peques mais! Os fariseus querem fazer disso uma imposição moral, o que é anti-evangelho, ou anti-cristo. Jesus não imporia uma moral,  Ele libertaria, mas quem e onde se pode libertar "pecadores" hoje em dia,  como Ele fez com a adúltera? aliás, Ele nunca mudou o desejo sexual de ninguém, mas deu possibilidade de humanos controlarem a si mesmos saudavelmente.. e isso não tem a ver com cura de homossexualidade, mas com domínio próprio, o que qualquer heterossexual precisa...

Não confunda a sã doutrina do verdadeiro evangelho com essa balbúrdia que se tornaram as igrejas cristãs institucionalizadas. Todas elas! Nenhuma delas vive o verdadeiro evangelho e nem por isso Deus deixa de amá-las e conviver com elas. Por que Ele deixaria de amar e conviver com gays, com famílias gays, com casais gays?


Jesus ama o pecador e isso não tem nada a ver com o desejo sexual que Deus nos deu saudavelmente, se não, haveria cura, libertação, transformação. E essa cura não há. 

Se ainda assim, isso fosse uma doença de nascença, como uma espécie de deficiência mental, física ou comportamental, que pai expulsaria se filho de sua presença? qualquer pai trataria com muito mais cuidado e amor esse filho "deficiente". 

A igreja é indesculpável pelo modo como discrimina os crentes gays e os impede de exercerem seus dons e de viver relações afetivas sadias, empurrando-os pra culpa, pra promiscuidade, pro submundo; e impedindo que eles tenham os mesmos direitos que os heterossexuais numa sociedade laica. 

Jesus jamais imporia qualquer "moral". Ele nos chama pra vivermos uma relação de afeto com Ele e nada, absolutamente nada nos separa do amor dEle! mas o diabo e seus seguidores é que querem nos impedir de desfrutar dessa relação de amor, paz, alegria e justiça. 

Deus ama. PONTO. E em algumas coisas Ele nos transforma à imagem do seu filho, noutras, convivamos com elas até O encontrarmos, sem sofrimento, sem culpa, sem martírio... isso é GRAÇA, o resto é falso evangelho! e se for falso evangelho,  seja anátema!





Me desculpe se pareço agressivo com vc. Não é com vc. Mas com o comportamento farisaico de líderes que fazem com que vc reaja como reagiu.

cresci numa Assembléia de Deus, em meio a um discurso legalista e conheço exatamente como os fariseus são uma maldição pra que as pessoas se aproximem de Deus.

Não vou nunca mais admitir que fariseus impeçam gays de se aproximarem de Deus com um discurso desses.  Deus quer pessoas que aceitem seu Amor, que queiram estar com Ele e usufruir de Sua companhia e de Seu relacionamento e nada mais. O resto é processo de vida e tratamento individual que Ele estabelece com cada um, sem regras definitivas ou pré-estabelecidas. Afinal, Ele age como quer. E sei mais ainda do mal desgraçado e diabólico que é condenar as pessoas por elas serem "leprosas", ou "defeituosas".  Toda essa condenação evangélica moralista ao tratar os gays como abomináveis, como nojo, como repúdio, como escória, como "merda" e "vômito"...

Deus criou um mundo em processo de perfeição. Mas não é mais nesse mundo que estamos. Estamos num planeta em que temos que lidar o tempo todo com a experiência do bem e do mal e com os efeitos da queda.

Vou falar como se gay não fosse: pode ser que a homossexualidade, se assim fosse, como qualquer outro defeito congênito, um dia possa ser curada. Mas que Pai expulsaria um filho cego, coxo, ou leproso de Sua presença? Que pai espancaria o seu filho cego por esse não querer enxergar? ou um aleijado por esse ter preguiça de andar? vc consegue imaginar o tamanho dessa violência?

Vou às igrejas gays aqui em São Paulo e vejo quanto mal as igrejas conservadoras fazem pras pessoas. Estou fazendo um documentário sobre isso e chorei em algumas entrevistas com os vários relatos de vários irmãos e irmãs abusados espiritualmente, marginalizados, expulsos de suas igrejas e de suas famílias e aos quais tb não foram respondidas as orações de cura e libertação, embora incessantemente buscadas e sempre prometidas por pastores e profetas... Vc deveria ir assistir a um culto numa igreja dessas pra ver como Deus está presente entre os "abomináveis"... entre os depoimentos está de um belo rapaz, inteligente, bem sucedido, mas cheio de cicatrizes na alma. Não exatamente com essas mesmas palavras, ele me disse:


"Passei minha vida evitando me relacionar com Deus porque sempre me sentia imundo, inadequado, abominável, apesar de Deus me falar sempre 'toma teu leito e anda'... 

Hoje tenho certeza que Ele me ama com ciúmes, que cuida de mim, que nunca deixa com que eu me afaste dEle... Sempre tive vontade de morrer, de que alguma praga me assolasse e eu desaparecesse, porque Deus nunca ouvia meus choros, meus lamentos, meus jejuns e clamores pra me libertar. Por isso sei que Ele não liberta. Ele me quer assim mesmo."

Oro pra que Deus tenha misericórdia de todos nós e pra que Sua igreja verdadeira aprenda a ser e a amar como Jesus Cristo, que preferiu sempre a presença e a companhia dos "abomináveis" pela religião instituída...

Deus faz nascer seu Sol sobre justos e injustos, sobre bons e maus... mas a igreja evangélica e a igreja católica quer o solzinho só pros bonzinhos; quer que a chuva não caia no terreno dos "abomináveis"... Isso não é cristianismo, meu irmão. É farisaísmo da pior espécie. Isso impede de as pessoas acreditarem num Deus que ama independente do desempenho humano. Isso é diabólico, porque erige uma imagem de Deus que não é Deus, tal como Ele é exatamente em Jesus...

O Estado deve ser laico e agnóstico: deve fazer o bem pra todos. Se heterossexuais podem casar e descasar, beijar em público e andar de mãos dadas, adotar e usufruir dos direitos civis como casal, esse direito deve se estender a todos os tipos de relações. A igreja não se meteu qdo o Estado estendeu esse direito às amantes, mas faz isso agora, se baseando na distorção de tradução de textos bíblicos que se referem à prostituição cultual e à bissexualidade doentia e depravada. Por que não fecham as casas de swing? por que não queimam as revistas e os filmes pornôs? Por que é direito de todos terem sua liberdade assegurada. Deus faz assim: Ele não obriga você a engolir o amor dEle custe o que custar. Normalmente, Ele não impõe nada a ninguém, conforme Ele queira. Fariseus coam o mosquito e engolem o boi. E isso é inaceitável.

Pense no que Jesus faria, em como Ele reagiria, e o que Ele diria e você vai ver que essa atitude farisaica não tem nada a ver com o verdadeiro evangelho do Senhor Jesus Cristo.

abraço,


Luiz

1 comentário:

  1. Parabéns , gostei , precisava ler isso, sou evamgelico a 3 anos, sou homossexual,a igreja prega um evamgelho torto, que prega o preconceito, e se esquecem que DEUS é amor, tenho percebido nos últimos meses que esse preconceito impede que muitos homossexuais, se cheguem a estar na presença de DEUS , Deus ama todos,
    Parabéns , continue com essa ATITUDE.
    Que Deus te ilumine.

    ResponderEliminar