terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

filme é filme, jogo é jogo: Um tiro saindo pela culatra...

(foto do site http://www.you-are-here.com/location/venice_beach.html)

quando vejo o estilo de vida das pessoas aqui em Los Angeles e nos lugares que andei nos Estados Unidos (Nova Iorque, Antioch, São Francisco), fico pensando de onde eles tiram os roteiros dos filmes de ação, porque tudo aqui parece tão lento e tão calmo... o ônibus vai a uns 40km/h. Um trajeto de onde estou morando, em Venice Beach (a três quadras desse lugar da foto acima) até a UCLA, que levaria uns 20min, me custa 1h...

o Estado aqui não é ausente das decisões e nem os moradores de bairro, esvaziados de seu poder de veto: aqui em Venice, por exemplo, os moradores decidiram que não querem Starbucks, a poderosa rede de cafés, por aqui... e não tem poder de "liberdade de mercado" que decida o contrário. Tá pra ti?

em Venice Beach ( http://maps.google.com/?ie=UTF8&hq=&hnear=1101+Cabrillo+Ave,+Los+Angeles,+California+90291&ll=33.988509,-118.471048&spn=0.008611,0.01929&t=h&z=16 ) tem toda sorte de gente o tempo todo: malandros cubanos (um, de um quiosque, me enganou, me vendendo um chip de celular por 50 dólares, quando custa 15 dólares), mendigos de todas as cores; moradores de rua jovens, bonitos e brancos que desistiram do "sistema"; negros malandros que te oferecem um cd e quando vc pega, pedem uma "colaboração" e aqueles espetáculos todos que se vêem na praça da Matriz em Manaus ou na Sé em São Paulo...

enfim, o que me intriga, é que os caras daqui de Los Angeles modelaram a cultura da maioria dos países do planeta... os babacas da elite brasileira, por exemplo, se venderam pra eles. A classe média também. Os garotos da periferia idem. E vão se matando pra poder viver o filme que eles escrevem aqui, enquanto aqui eles vivem relativamente tranquilos e sossegados... só não mais porque isso provocou uma onda de imigração desordenada que eles têm tentado controlar. Consequência: as gangs se formaram e ganharam as ruas... enquanto a elite branca vive bem, os negros e os latinos ficam se matando na periferia, também pra viverem o enredo que a elite hollywoodiana - e sei lá mais quem - criou pros outros países se matarem...

conspiratório? pode até ser... mas filme aqui é filme... e vida é vida, leve, protegida, suave e tranquila...

...ainda não divulgaram, mas a maconha aqui está legalizada. Os caras ficam na entrada de consultórios, que ficam à beira da praia, oferecendo a consulta e a compra legal. Agora maconha faz bem. Café faz bem. Ovo faz bem pra saúde... Isso pra mim não é um problema, mas ainda não me deu na telha me consultar e tratar do meu problema de ansiedade e insônia com a maconha... até que não seria uma má idéia nesse ano em que tenho que entregar a tese....

Sem comentários:

Enviar um comentário