sexta-feira, 24 de junho de 2011

Jesus Cristo, só Ele é a Palavra de Deus.

Fico intrigado como tem gente que faz da Bíblia, a 4a. pessoa da Trindade... E se complicam porque não dá pra pensar que Jesus está preso num livro. As Escrituras testemunham de Jesus. Mas elas não são a Palavra de Deus. São fragmentos e sombras da Palavra que acabou por se revelar completamente, totalmente aos humanos num tempo, num espaço e num corpo humano.

Jesus é a única norma de fé e conduta. Se a Bíblia fosse essa norma, não haveria paz para o indivíduo e para as sociedades. As Escrituras são contextualizações falhas e equivocadas, de Quem é a Palavra, como os humanos que apreendem a Palavra, são chamados a serem a contextualização falha e equivocável de Jesus Cristo. Ninguém tem toda a revelação dEle. Nenhum tempo teve, nenhum tempo terá. Só quando não houver mais tempo se poderá ter a revelação completa de quem Ele é.

A Palavra de Deus disse e diz. As Escrituras têm que ser repensadas sempre conforme o tempo, o espaço de cada cultura. Por isso os fundamentalistas são tão incoerentes: coam os mosquitos e engolem o boi e sequer se dão conta.

Se os cristãos estivessem mais interessados em viver Jesus Cristo que viver a Bíblia, haveria menos incoerências entre o que Jesus disse como princípio e procedimento pra vida e o que os cristãos vivem, como indivíduos e como igrejas, porque seria Jesus Cristo vivendo a vida de cada um e a vida da igreja, não um bando de gente tentando ser e fazer por conta própria o que ninguém pode ser e fazer sem que o próprio Jesus seja e faça através daquele que dEle depende ininterruptamente. E também parariam de impor o que é impossível de se impor para os outros.

Eis uma sequência de textos das Escrituras que apontam para Jesus Cristo como o Único que é a Palavra de Deus. Sem concorrências. Sem co-ocorrências. Se não houver Jesus Cristo, não há Palavra de Deus. E certamente a Bíblia não é Jesus Cristo, mas algo que colocaram no lugar dEle, um ídolo a mais. Onde se lê nas Escrituras "Palavra de Deus", substitua por Jesus Cristo e jamais por 66 livros, divididos em Antigo e Novo Testamento:

"E disse Deus: Haja luz; e houve luz" (Gênesis 1:3).

"Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos. O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio. Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza. Por mim reinam os reis e os príncipes decretam justiça. Por mim governam príncipes e nobres; sim, todos os juízes da terra. Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.
Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça. Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e os meus ganhos mais do que a prata escolhida.
Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo.
Para que faça herdar bens permanentes aos que me amam, e eu encha os seus tesouros.
O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.
Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.
Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.
Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada.
Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo.
Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;
Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo,
Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra.
Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo; Regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens" (Provérbios 8:12-31).

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. (...)E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" (João 1:1-5,14).

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14:6).

O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão"(Marcos 13:31).

"Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus" (Colossenses 1:12-20).

2 comentários:

  1. O mundo seria maravilhoso se houvessem tantos seguidores quanto crentes.

    ResponderEliminar
  2. Ainda não conheço muito o conteúdo do seu blog mas gostei porque escreve coisas que são tabu pra muita gente e mostra que há outro modo de pensar as coisas, não somente aquele que já vem pronto dos outros.

    ResponderEliminar